Pix apresenta botão de contestação para evitar golpes; saiba como usar
O Pix ganhou mais uma funcionalidade super útil a partir de hoje, 1º de outubro. Com o novo botão de contestação, os usuários podem facilmente questionar transações suspeitas em situações de fraude, golpes ou coerção. Essa novidade foi anunciada pelo Banco Central e promete trazer mais segurança para quem utiliza esse sistema de pagamentos instantâneos.
A ideia é facilitar a contestação das transações de forma totalmente digital. Para usar essa funcionalidade, basta acessar o aplicativo do seu banco. O novo recurso faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que ajuda a registrar a contestação, agilizando o bloqueio de valores que podem ter sido transferidos para conta de golpistas.
De acordo com Breno Lobo, um dos diretores do Banco Central, essa mudança aumenta bastante as chances de conseguir recuperar o dinheiro perdido. A devolução pode acontecer em até 11 dias, mas é bom ficar atento: esse botão não vale para erros de digitação, desacordos comerciais ou transações que foram feitas de boa-fé.
Quando a contestação é feita, a informação é enviada rapidamente para o banco do golpista, que deve bloquear os valores existentes na conta dele. Se houver valores parciais, esses também podem ser bloqueados. Após isso, os dois bancos têm um prazo de até sete dias para analisar a situação. Se confirmarem que realmente foi um golpe, a devolução é feita direto na conta da vítima.
Essa atualização no Pix é parte de um esforço contínuo do Banco Central para reforçar a segurança do sistema. Desde que foi lançado, o Pix passou por várias melhorias e essa inclusão do botão de contestação busca aumentar a confiança dos usuários, especialmente em um cenário onde os golpes digitais estão crescendo cada vez mais.